segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Amor só é bom se doer?

Freud dixit : perguntem aos poetas! E em matéria de amor, a língua portuguesa deu ao Brasil um de seus maiores expoentes: Vinícius de Moraes.
 O “poetinha” não só compôs e cantou o amor, como o perseguiu incansavelmente. Vinícius, o homem, chegou a casar-se nove vezes, correndo atrás do “amor total” e caindo fora de cada relação tão logo a chama eterna se apagava. (Mas deixemos de lado a biografia, já que se não se trata de bancar o psicólogo.)
Batida de samba, os versos anunciam:
Amigo sinhôSaravá!
Xangô me mandou lhe dizer:
Se é canto de Ossanha, não vá!
Que muito vai se arrepender.
Pergunte pr'o seu Orixá,
O amor só é bom se doer 
“Amor só é bom se doer”, não é novidade. Rimar amor e dor já é lugar comum. Na verdade, o amor romântico nasce assim: um impedimento, um balcão, dois amantes e uma trova. Cartas de amor, é o que a dor da distância produz. Na poesia romântica, na musica romântica, só se fala das dores de amor, dos desencontros do amor, das impossibilidades do amor.
Nas linhas de “Canto de Ossanha” Vinícius (com a ajuda de Baden Powell que mais tarde entrou pra igreja evangélica e renegou os afro-sambas) fala-nos de um dos perigos a que está exposto o amor: o das ameaças de canto sedutortraidor. Um canto que traz consigo uma promessa, mas que já vem acompanhada de um alerta dearrependimento: “Se é canto de Ossanha, não vá! Que muito vai se arrepender.”
Ossanha é um dos ícones da mitologia afro-brasileira. Conta a lenda que um rei decidiu casar a sua filha mais velha. Mas só concederia sua mão àquele que adivinhasse o nome de suas três filhas. Ossanha aceitou o desafio e subindo em uma árvore, disfarçou-se de pássaro e pôs-se a cantar um canto irresistível, atraindo a atenção das princesas. Disfarçado de pássarobrincou com elas a tarde toda, ganhou sua confiança e descobriu seus nomes. Assimconseguiu casar-se com a pretendida.
Embora não nos diga o porquê do perigo, nos versos vinicianos é o próprio Xangô(autoridade entre os orixás) quem avisa do destino trágico reservado à quem se deixar levar por esse canto. A nos fiarmos na estrutura dos mitos, sabemos, com Ulisses,onde leva essa sedução da voz: as sereias, com seu canto mavioso, encantam os marinheiros e os arrastam para a morte.
A morte, preço a ser pago pela reprodução sexuada entre os seres. A morte, ponto final para todo desejo não advertido, desejo que se deixa seduzir pela crença de que é possível encontrar o objeto que o satisfaça.
Mas o que o mito (re)vela é a divisão estrutural de todo ser falante, que o destina ao paradoxo de, por um lado, ser ali onde não pensa, e por outro, pensar onde não é.Como diz a canção:
O homem que diz dou,
Não dá!
Porque quem dá mesmo.
Não diz!
O homem que diz vou
Não vai!
Porque quando foi,
Já não quis!
O homem que diz sou
Não é!
Porque quem é mesmo é
Não sou!
O homem que diz tou,
Não tá!
Porque ninguém tá quando quer.
É o desejo, que sobrepuja o Eu que diz “sou”, porque ninguém tá quando quer. Não existe afânise do desejo, é antes o sujeito que sucumbe frente à fulguração do desejo.O amor-canto-de-ossanha enganador, engana a dor dessa divisão, fazendo acreditar que é possível integrar essas metades num “amor total”. Amor narcísico, diz Freud, pois não está interessado na alteridade, na diferença, mas apenas em recuperar aquilo que julga parte de si.
No canto de Ossanha, o desejo surge fazendo questão, desacomodando. O sujeito, dividido entre o imperativo e sua recusa, vacila num ritornelo:
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!

Até que o enunciador se afirma por um “Não Vou!” decidido, e justifica:
Não! Eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...
Ato, decisão, escolha subjetiva...disso depende um novo amor. Será que a análise anuncia a manhã de um novo amor? Será possível inventar uma rima outra, que não amor e dor?
A análise começa por essa via do canto-promessa de amor, cartas (lettres) de amor se endereçam e desfilam. A diferença só se faz possível porque, nessa repetição, um desejo novo se faz presente. Desejo do analista que, ao fazer semblante de canto, oreduz à pura voz que o sustenta. Voz, marca de gozo, letra (lettreesvaziada do sentido que sustentava a mandinga do Outro traidor.
A partir dessa experiência do vazio, de tomá-lo em sua radicalidade, pode ser que surja manhã de um novo amor”. Novo, não na acepção de “recente”, “recém-chegado” (nesse sentido é bem possível desfilar uma lista de “novos” amores sem nunca sair do mesmo), mas novo no sentido de “inédito”, daquilo que permite que algo se inscreva como diferença.
Em novembro estaremos em Campo Grande para falar de amor, convidamos a todos para que possamos dizer um pouco mais sobre isso.

(Texto escrito como prelúdio para o XV Encontro da Escola de. Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil, a se realizar em Campo Grande em novembro de 2014)





4 comentários:

  1. Ossanha é o orixá das ervas também se não me engano...Sempre entendi a letra como o risco de se conquistar um amor com mandinga hehehe No final do texto refletindo...talvez o que ela realmente adverte seja mesmo sobre a fé nesse amor total

    ResponderExcluir
  2. Como assim o Baden Powell virou evangélico depois?! Sabia não. Amo Os Afro-sambas, principalmente O canto de Xangô, que, aliás, era o orixá do Vininha.

    ResponderExcluir
  3. Demais! Parabéns pela pesquisa e grata pelas informações :)

    ResponderExcluir